A história da Igreja Unida

Por ocasião da última atualização deste histórico, a Igreja Unida já está marcando o cenário evangélico há aproximadamente 44 anos. Se desejarmos começar do verdadeiro início desta obra, teríamos, assim como toda a verdadeira Igreja de Cristo conhecida através dos séculos através das mais diversas denominações realmente cristãs, que retroceder no tempo aproximadamente 2000 anos e encontrar o Senhor Jesus dizendo a Pedro: “…sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mt.16:18).

Sonhada no coração do Mestre Divino, recebeu o fôlego de vida no Pentecostes e, a partir daí entrou em atividade, tomando forma visível ao mundo.

Mas passando por cima de muitos séculos de história da Igreja, chegamos ao início do século XX, quando um grande avivamento começou a acontecer nos Estados Unidos da América do Norte, fazendo surgir os movimentos pentecostais que se espalharam pelo país e atingiram outros países com o envio dos missionários norte-americanos. Já em meados do século, na década de 50, esse despertamento chegou ao Brasil, com o surgimento da “Tenda de Evangelização e Cura Divina” (ou Tenda de Deus para Evangelização e Cura Divina), onde missionário como Willian Schaffer, Harold Willians e outros foram usados poderosamente nas mãos do Senhor.

As conseqüências desse despertamento foram: a “descoberta” do Espírito Santo, salvação da alma e santificação de vida, e a “grande novidade”: cura para todas as enfermidades. Esse movimento atingiu as igrejas tradicionais, onde um bom grupo de valores aceitou esse avivamento.

Daí surgiram as denominações pentecostais, tais como: Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo, Igreja Evangélica Pentecostal da Bíblia, Igreja Apostólica e outras. Já existiam as Assembléias de Deus e a Congregação Cristã no Brasil que datam do início do século.

Na Igreja Apostólica começou a surgir várias interpretações doutrinárias muito comprometedoras, que acabaram provocando divergências com aqueles que desejavam manter-se na sã doutrina, o que resultou na saída de alguns grupos dissidentes. A partir daí surgiram os relatos a seguir.

O propósito deste trabalho é contribuir na elaboração de um documento que possa trazer melhor esclarecimento com relação à formação da IGREJA UNIDA.
Desde já pedimos perdão pelos nomes que porventura não sejam mencionados ou por outras omissões que venham a ocorrer. Serão decorrentes exclusivamente do esquecimento causado pelo tempo decorrido.

Este histórico é fruto da colaboração de vários irmãos e irmãs. Assim alguns nomes, datas e dados podem, eventualmente, se repetir. Alguns nomes estão incompletos por não termos o registro correto dos mesmos.

Além dos testemunhos prestados pelos fundadores ou suas famílias e outros irmãos, registra-se aqui a importante participação dos seguintes irmãos na pesquisa e coleta dos dados aqui registrados:

Pastor Odom de Souza Lima Filho
Pastor Manoel da Silva Santiago
Pastor Leonardo Meyer

Assista ao Programa da Rádio Musical FM 105.7 – SP, transmitido no dia 26/07/2023, onde rememoramos momentos marcantes da história da Igreja Unida.